Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 17 de março de 2011

III Aniversário da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa

São muitos feitos desde que a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) surgiu. Além das caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa - sempre realizadas no terceiro domingo de setembro -, o grupo já distribuiu cartilhas pela orientação de pessoas em caso de discriminação, elaborou diretrizes para o Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e atendeu gratuitamente centenas de pessoas. Hoje, 17 de março, é dia de alegria para os milhares de fiéis que compõem o grupo. Chegou o terceiro aniversário da CCIR, e, para comemorar, umbandistas, candomblecistas, judeus, católicos, evangélicos, wiccanos, hare Krishnas, kardecistas, maçons, entre outros estarão, no próximo dia 30, às 16h, no Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro (CEERJ) para marcar mais um ano de grandes vitórias. O filme “Caminhando a gente se entende” será exibido na festividade.
            Para o interlocutor da CCIR, babalawo Ivanir dos Santos, a data representa mais uma vitória para o País. “Ter a honra de comemorar três anos de atividades da Comissão é algo inenarrável. Todo este trabalho de atendimento a vítimas, de mobilização e de construção não seria possível se não houvesse a união de todos os segmentos. Parabenizo a todos por este dia tão especial”, declarou o sacerdote do Candomblé, que já faz planos para a Quarta Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. “A cada ano, o número de pessoas aumenta na marcha pela liberdade. Estamos trabalhando para que a caminhada de 2011 seja mais representativa do que todas. A sociedade se surpreenderá com nossa integração”.
            Na última reunião, realizada na tarde de ontem, os membros da CCIR resolveram que cada segmento levará um prato típico de sua religião para a comemoração no Conselho Espírita. Além disso, participarão de aprendizados da religião kardecista e darão início aos preparativos para o acontecimento de setembro.
             Fátima Damas, fundadora da Comissão e uma das representantes da Umbanda, conta que se sente felicíssima por mais um aniversário da entidade e pelo local da comemoração. “No ano passado, comemoramos na Paróquia Santa Bernadete, em Higienópolis. Foi emocionante demais ver vários líderes religiosos num altar de uma igreja católica. Agora, todos nos confraternizaremos com religiosos que vêm aderindo a esta causa tão nobre cada vez mais”, disse.

                       Orações pelo Japão

            Diante do massacre que o país oriental passa, a comemoração terá uma oração feita por líderes de várias religiões. À sua forma, cada sacerdote pedirá pelas vítimas daquele lugar e elevará pedidos de misericórdia ao Criador. Desde a ocorrência, a CCIR tem debatido o assunto e, mesmo de tão longe, pretende mostrar solidariedade com os que sofrem por conta de um acidente da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário