Visualizações de páginas da semana passada

terça-feira, 26 de julho de 2011

Ateus espalham outdoors polêmicos em ruas de Porto Alegre (RS)

26/07/2011 - 11h47

FELIPE BÄCHTOLD
DE PORTO ALEGRE

"Religião não define caráter." "Somos todos ateus com os deuses dos outros." Com mensagens como essas, outdoors elaborados por uma associação que reúne ateus começaram a ser espalhados por Porto Alegre.
O objetivo, segundo a entidade, é combater o preconceito contra quem não acredita em nenhum deus. A campanha já vinha sendo realizada em diversos países, com anúncios em ônibus, há dois anos.
No Brasil, a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos diz que empresas de transporte de Porto Alegre, Salvador, Florianópolis e São Paulo rejeitaram a proposta de publicidade, feita no final do ano passado.
Os motivos alegados eram desde conteúdo ofensivo até o veto a mensagens que estimulem a "discriminação de credo". "Chegamos a contratar o serviço. Mas, na última hora, disseram que não ia rolar", conta o presidente da entidade, Daniel Sottomaior.

Reprodução
Imagem divulgada em outdoors na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; mensagem causa polêmica
Imagem divulgada em outdoors na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; mensagem causa polêmica
A solução encontrada foi usar os outdoors convencionais. Quatro já foram fixados por ruas da capital gaúcha. O gasto, estimado em R$ 7.000, foi bancado por doadores da entidade. Porto Alegre é a primeira capital no país a receber a iniciativa. A expansão para outras cidades vai depender de mais doações.
A campanha gerou polêmica em outros países. Na Inglaterra, em 2009, foram publicadas mensagens dizendo: "Deus provavelmente não existe". A associação brasileira diz que a iniciativa busca a "igualdade plena" entre ateus e religiosos.

Fonte: Folha Online

2 comentários:

  1. Esse sulll, bem, lutas históricas ali se travaram nos idos séculos XlX - XVlll...

    Já na primeira metade do século XX, o nazi-facismo ali teve origem... Mas essa "proposta" não passa pela goela do povo brasileiro, multi-racial na sua origem, na sua constituição... Diria Darcy...

    Vão dar com os "burros n'água"...

    ResponderExcluir
  2. Esses cartazes nao vao dar em nada, pois seria supor que a populacao para quem estao falando fosse capaz de entender. Porém, se fossem capazes de entender alguma coisa e pensar racionalmente, nao seriam crentes.

    ResponderExcluir