Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Promotoria denuncia três suspeitos de matar extrativistas no PA

27/07/2011- Folha On Line

FELIPE LUCHETE

DE BELÉM

O Ministério Público do Pará ofereceu denúncia (acusação formal) nesta quarta-feira contra os suspeitos de matar em maio o casal de extrativistas José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo.
O casal foi morto a tiros no assentamento onde moravam em Nova Ipixuna, no sudoeste do Pará, em maio.
O inquérito policial sobre o crime, entregue à Justiça na semana passada, aponta como mandante José Rodrigues Moreira, 42, dono de terras no assentamento onde o casal vivia. O irmão dele, Lindonjonson Silva Rocha, 29, é suspeito da execução, com ajuda de Alberto Lopes do Nascimento, 29.
A promotora de justiça Amanda Luciana Lobato denunciou Rodrigues sob acusação de homicídio duplamente qualificado. Os outros dois foram acusados de cometer homicídio triplamente qualificado. Segundo a polícia, eles não têm advogado.
A Promotoria pediu a prisão preventiva dos suspeitos, "pois, soltos, (...) poderão sumir com provas e ameaçar testemunhas". O processo será encaminhado agora ao juiz Murilo Lemos Simão, da comarca de Marabá.
Durante as investigações, a polícia já havia feito dois pedidos de prisão, ambos negados pelo juiz. Na segunda-feira (25), a família dos extrativistas e movimentos sociais divulgaram nota criticando a atitude dele.
Hoje, a Associação dos Magistrados do Pará disse em nota que Simão, "magistrado sem qualquer mácula", conhece os conflitos agrários da região, mas não pode "proferir decisões que, de acordo com seu entendimento, não encontram respaldo no ordenamento jurídico".
Na terça-feira, o juiz divulgou uma nota negando que suas decisões tenham ajudado na fuga dos três suspeitos do crime.

France Presse
José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foram mortos em 24 de maio
José Claudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva foram mortos em 24 de maio              

Nenhum comentário:

Postar um comentário