Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 1 de julho de 2011


Copacabana será palco da 'Marcha das Vadias' no próximo sábado

Redação SRZD | Rio+ | 30/06/2011 16h34

Mulheres organizam marcha em manifestação aos seus direitos. O protesto está marcado para acontecer no próximo dia 2 de julho às 14h, no posto 4 de Copacabana. O término da caminhada será feito em frente a 12ª DP, na Rua Hilário Gouvêa, também em Copacabana.

Com um nome bastante chamativo, "A Marcha das Vadias", como foi batizado, é um protesto contra a ideia de culpar as mulheres pelas agressões que sofrem. Além do Rio de Janeiro, cidades como Belo Horizonte, São Paulo, Juiz de Fora, Brasília, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Porto Alegre e Natal, também organizaram tal movimento.

De acordo com o relatório do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, mostrou que pelo menos 10 mulheres sofrem abuso sexual por dia em 2011. De 4.589 mil registros desse tipo de violência, 3.751 mil são meninas de no máximo 14 anos de idade.

A Marcha das Vadias tem o intuito de defender o direito de ir e vir e de existir sem ser vítima da violência, atendimento de qualidade pelo Sistema único de Saúde (SUS) para todas as pessoas que sofrem violência sexual, acesso sem burocracia ou protelação ao aborto pelo SUS quando as gravidezes são conseqüência de um estupro e se esta for a decisão da mulher, implementação efetiva da Lei Maria da Penha, melhorias nas Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres (DEAMs), qualificação das delegacias não especializadas para atender vítimas de violência sexual e doméstica, com capacitação de agentes da segurança pública sobre diversidade sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário