Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Por que devo aderir à greve?

CIEP – 118
Duque de Caxias,8 de Junho de 2011.

À comunidade escolar: por uma consciência limpa.

Estão me colocando dentro da sala de aula com um giz e um quadro para salvar o país? Com salas superlotadas... Sou eu a redentora do país? Não posso. Não tenho condições, muito menos com o salário que recebo.
Professora Amanda Gurgel


Proletários de todos os países, uni-vos!
Karl Marx e Friedrich Engels


Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer
Até quando você vai ficar usando rédea?!
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar mudo?
muda que o medo é um modo de fazer censura
Na mudança do presente a gente molda o futuro!
Gabriel o Pensador.


Estive perguntando-me porque devo aderir à greve da minha categoria. Essa questão fez-me pensar um pouco sobre as reclamações e posições que todos nós docentes temos quando estamos reunidos. Sempre questionamos os nossos salários, criticamos a falta de respeito do poder público para conosco, aplaudimos aqueles que vão á mídia para nos defender, exaltamos os servidores públicos que conseguem ficar vários dias paralisados... Enfim, percebi que estamos na maior parte das vezes pensando e comentando as ações e visões dos outros. A questão que me parece fundamental é: o que eu, enquanto cidadão, estou fazendo para conquistar um salário digno, o respeito do poder público, melhores condições de trabalho...????
Não podemos nos esquecer que vivemos em uma República e neste sistema de governo não adianta olhar para o céu com muita fé e pouca luta. Em sua essência, na democracia as mudanças e as melhorias são conquistadas pela luta do povo. Em outras palavras, nesta forma de governo não adianta esperar que um líder político ou messiânico venha resolver os seus problemas. Ou você aprende a se mobilizar e a conquistar os seus direitos ou morrerá sem tê-los alcançados.

Não posso responder a pergunta inicial por você, então farei por mim. Estou em greve porque sou professor. Explico! Não estou afirmando que quem não aderiu à paralisação não é docente. O que sinto é que eu não posso dar aula de Revolução Francesa, Luta Popular, Movimento Estudantil, Classe Operária, Manifesto Comunista... se não sou capaz nem mesmo de correr o risco de perder parte do meu salário por algo que sei que é justo e constitucional. Estou em greve porque sei que os direitos que temos hoje foram conquistados por pessoas que negociaram, lutaram e algumas até morreram pela causa. Penso que seria covardia da minha parte se não continuasse a luta. Enfim, estou em greve porque não sei ensinar cidadania sem ser cidadão.
 
Professor Oséas Luz 
 
Fonte: Comunidade do Orkut "Educação Pública - RJ em Greve"

Nenhum comentário:

Postar um comentário