Visualizações de páginas da semana passada

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A Zona Norte do Rio de Janeiro concentra a maior parte dos habitantes da cidade e conta com excelente infra-estrutura urbana, um sonho de lugar, porém com inúmeros pesadelos.

Sonhar é um ato humano. Nós sonhamos ao dormir, e frequentemente acordados. Quem nunca sonhou estar em um belo jardim, a frente de uma bela baía ou em um bosque? Eu diversas vezes sonhei! Mas qual seria mesmo o antônimo da palavra sonho? Seria pesadelo? E quem nunca os teve? Pesadelos vivemos no dia a dia, acordados. Sonhos e pesadelos pertencem a mesma familiar. São parentes carnáis. A Zona Norte do Rio é como um sonho, porém, me parece, viver pesadelos. Explico.
A Zona Norte é um sonho. A Igreja da Penha e sua panorâmica fantástica para a Baia de Guanabara. A belíssima Baía, um dos símbolos da cidade. As inúmeras agremiações de samba internacionalmente conhecidas. As nossas mangueiras seus frutos e sombras. Os Jardins do Meier. A bela estaçao ferroviária de Marechal Hermes. A Zona Norte, lugar de tantos nomes nacionais como José do Patrocínio, quem residiu em Inhaúma, de Aracy de Almeida, criada no Encantado, de Dolores Duran, quem viveu na Piedade, de Miguel Falabella, quem morou na Ilha do Governador, de Leci Brandão, nascida em Madureira entre tantos outras e outros... Hoje a Zona Norte também abriga o saber, parte da UFRJ, a Fiocruz... Local do esporte: Engenhão, São Januário .... Uma infra-estrutura de transporte de dar inveja a muitas cidades: cinco ramais ferroviários, um ramal metroviário, uma conexão aquaviária, inúmeras linhas de ônibus, diversas vias expressas; um aeroporto internacional, ufff!!! A porta local e internacional de entrada da cidade e muitas vezes do país. Há muito o que relatar!!! Um sonho de lugar.... Quanta história! Quanto investimento! Que orgulho...
Não fosse o relato acima verdadeiro, seria a Zona Norte um sonho. Seria, repito: SERIA! A Baía de Guanabara um belo lugar para passear, com bosques, flores... A invejável infra-estrutura de transporte, de educação, a bela natureza, a excelente infra-estrutura de cidade, enfim... Não! a Zona Norte não é um sonho. Ou será que foi e eu não o vivi?? A Zona Norte do Rio; ainda que o descrito acima seja “tudo verdade”; beira o pesadelo. Digo beira, pois pode ser que alguém me prove o contrário. Reescrevo o segundo paragráfo ao revés.
A Zona Norte é um pesadelo. A Igreja da Penha e sua panorâmica para a poluída Baía de Guanabara. Cercada por bairros negligênciados, não urbanizados, violentos. A Baía de Guanabara está feíssima, repito: feíssima.... ainda poluída. As mangueiras estão desaparecendo, melhor, as árvores estão sendo eliminadas. Estamos sem sombras, sem projeto, sem rumo, sem políticas públicas. A esquecida Zona Norte o lugar de tantos nomes nacionais. Hoje também abrigo do saber, mas isto não é valorizado. Uma infra-estrutura de transporte de dar inveja a muitas cidades: fosse ela bem administrada. Vivemos diários engarrafamentos, ineficiência e .... Que pesadelo, que pesadelo de lugar....Que vergonha... Se pudesse iria agora pra Pasárgada. Mas não iria e nem vou. A Zona Norte é o meu lugar!
Mas não está tudo perdido. Alias não está nada perdido. Isso é verdade. Temos que diálogar, temos que ter uma visão suburbana, projetos, propostas, engajamento, compromentimento. Sonho e pesadelo. A Zona Norte não é um sonho, tornou-se um pesadelo, que precisa de cada um de nós para transformá-la. Eu sempre me pergunto: por quê vivemos esse pesadelo, por quê?


Fonte: www.visaosuburbana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário